A "escola não é um serviço ou uma organização qualquer, é uma instituição": "a escola não se mede nem se pode medir pela satisfação dos alunos e dos seus pais, mas pela capacidade de promover os valores que proclama e que procura incarnar. (...) Não se inscreve num mercado, mas contribui para a promoção da humanidade"
(Meirieu, 2005:10).
A escola é para se aprender a conhecer, a fazer, a ser, a viver com os outros, os célebres quatro pilares da Comissão da UNESCO para a educação no século XXI.
No mesmo sentido, Lessard recorda que "as instituições cumprem missões, enquanto as organizações perseguem objectivos, traduzíveis em resultados precisos" (Lessard, 2005a:23), pelo que, com as lógicas da obrigação de resultados, arriscamo-nos a evacuar a dimensão institucional da escola a favor de uma racionalidade instrumental estreita, em última instância, a reduzir o mundo à dimensão dos instrumentos que temos para o controlar."
(José Azevedo, in Actas de um Seminário do CNE realizado em 13 de Dezembro de 2005-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS - Modelos e Processos)
(Meirieu, 2005:10).
A escola é para se aprender a conhecer, a fazer, a ser, a viver com os outros, os célebres quatro pilares da Comissão da UNESCO para a educação no século XXI.
No mesmo sentido, Lessard recorda que "as instituições cumprem missões, enquanto as organizações perseguem objectivos, traduzíveis em resultados precisos" (Lessard, 2005a:23), pelo que, com as lógicas da obrigação de resultados, arriscamo-nos a evacuar a dimensão institucional da escola a favor de uma racionalidade instrumental estreita, em última instância, a reduzir o mundo à dimensão dos instrumentos que temos para o controlar."
(José Azevedo, in Actas de um Seminário do CNE realizado em 13 de Dezembro de 2005-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS - Modelos e Processos)
0 comentários:
Enviar um comentário