quarta-feira, 7 de maio de 2008

«Ministério da Educação, faz negócio à custa dos professores»

Publicado hoje no jornal SOL

São sete seminários, com 25 vagas cada, mas quatro já estão esgotados. Apesar dos 200 euros que custa a inscrição, os cursos sobre avaliação de desempenho de docentes do Instituto Nacional de Administração (INA) estão a ser muito procurados por professores, coordenadores de departamentos e membros de conselhos executivos.

A primeira das acções de formação começa já esta sexta-feira, no Agrupamento de Escolas Ferrer Correia, em Semide, e tem no programa tópicos como: ‘A atitude e a mudança comportamental’, ‘Gestão por objectivos’ ou ‘Recomendações do Conselho Científico quanto à avaliação de professores’.

Para a Federação Nacional de Professores (Fenprof), esta é uma situação que levanta dúvidas quanto à «legalidade desta formação e à exigência do seu pagamento».

«Deve ser o Governo, se considera assim tão importante esta formação, a assegurar o seu financiamento», reclamam os sindicalistas que acusam o Ministério da Educação de «fazer negócio à custa dos professores».

«Imposta a avaliação, semeada a insegurança, criado um clima intimidatório, …é agora a vez de vender formação a 200 euros por cabeça», ataca a Fenprof, que diz não ter dúvidas de que é «o clima de intimidação criado pelo ME junto dos professores que propicia a ‘corrida’ à formação».

O sindicato apela ainda aos professores «para que não se deixem cair em mais um logro que tem dois objectivos: obter a validação de um modelo que é por todos nós condenado e fazer negócio à custa dos professores que tanto têm sido atacados pelo actual Governo».

Fonte do INA explicou, no entanto, ao SOL que «estes cursos estão a ser organizados à margem do Ministério da Educação». Segundo a mesma fonte, o instituto chegou a organizar formações a pedido do Ministério em 2004 e 2005.

No entanto, «esta ministra decidiu que a formação não devia ser paga por fundos comunitários», pelo que os seminários que agora se realizam estão a ser pagos pelos próprios docentes «que procuram o INA porque conhecem o trabalho faz».


Agora percebo o frenesim histérico do primeiro ministro e da sua empregada no Ministério da Educação em forçar a todo o custo a Avaliação de Desempenho. É que estava já em estudo o negócio. Este já veio a luz... acredito que outros negócios estarão para sair. Basta estar atento.



.

0 comentários:

Labels

Labels

Modified by Blogger Tutorial

Conversas sérias (?) com o Tó... (curtas e grossas...) ©Template Nice Blue. Modified by Indian Monsters. Original created by http://ourblogtemplates.com

TOP